Curso Suporte básico de Vida com DAE

  O Curso de Suporte Básico de Vida (SBV) é destinado a todos as pessoas interessadas em dar uma oportunidade de vida à vítima que entra em colapso cardiovascular. O nosso objetivo é levar o SBV à Comunidade, a quem presta cuidados de saúde, mas não só. Os dados científicos apontam nessa mesma direção.


  Não há dúvida científica acerca do impacto que uma Comunidade bem preparada tem no outcome destas vítimas. Não por acaso, a conhecida Cadeia de Sobrevivência procura dar importância semelhante às várias etapas no socorro à vítima. São elas: Reconhecimento precoce e pedido de ajuda, Suporte Básico de Vida precoce, Desfibrilhação precoce e Cuidados Pós-reanimação.


  Dos quatro elos da cadeia de Sobrevivência, o curso de SBV com Desfibrilhador Automático Externo (DAE) permite otimizar os primeiros três, o que, facilmente, revela a sua importância. Sabemos também que, por melhor que seja a resposta do atendimento pré-hospitalar, os primeiros minutos de socorro são fundamentais e é o cidadão comum a figura de proa nesses momentos.


  Os formandos terão uma formação teórico-prática, com avaliação, seguindo as metodologias propostas pelo CPR – Conselho Português de Ressuscitação, entidade que acredita e certifica a competência da nossa Associação para esta formação.


  Os formandos terão também uma equipa de médicos altamente qualificada, que entende a dinâmica completa e visão integrada da abordagem do doente em PCR – Paragem Cardiorrespiratória  e, por essa via, poderão representar uma mais-valia na aprendizagem de um curso que, apesar de padronizado, beneficia claramente de formadores com competências a este nível.

Manhã: 9h00 – 13h30

9h00 / 14h00 Apresentação do Curso

Tarde: 14h00 – 18h30

15min Sessão de Boas-vindas e Introdução ao Curso de SBV com uso de DAE

15min Demonstração SBV

1º Passo – Demonstração em tempo real

2º Passo – Demonstração com comentário

15min 3º Passo – Demonstração com comentários dos candidatos

60min 4º Passo – Prática em SBV antes de chegar o DAE

15min Coffee Break

70min 4º Passo – Prática em SBV após chegar o DAE

10min Demonstração PLS

1º Passo – Demonstração em tempo real 

2º Passo Demonstração com comentário

15min 3º Passo – Demonstração de acordo com as indicações dos candidatos

4º Passo – Prática de PLS

20min Manobras de Desobstrução – Engasgamento

Demonstração e prática

20min Teste SBV

15min Perguntas e respostas

13h30 / 18h30 Encerramento do Curso

Inscrição

Público Alvo: População em geral; pessoal envolvido nos cuidados ao doente urgente;

Vagas: Mínimo 12 e máximo de 18 formados (por ordem de inscrição)

Valor de Inscrição:  A determinar

Local da Formação Teórico-Prática: A determinar

Organização do Curso

Direção do Curso: Dr. Óscar Camacho / Dra. Clara Gaio Lima

Comissão Organizadora: Dr. Gil Rodrigues; Dra. Clara Gaio Lima;

Corpo Formativo: Dr. Óscar Camacho; Dra. Clara Gaio Lima; Dr. Tiago Fernandes; Dra. Rita Resende; Dra. Carolina Santos, Dr. João Castedo, Dr. Gil Rodrigues, Dra. Mariana Cunha, Dr. Pedro Pacheco, Dra. Vera Barbosa, Dr. António Manjon, Dra. Claúdia Pereira, Dr. Rui Ramos